Desde que “as portas” da internet se abriram, tivemos acesso a muitas coisas que nos interessam. Podemos navegar na web em busca de piadas, probabilidades esportivas, ofertas como Generic, vídeos antigos desconectados da MTV e muito mais . Mas você sabe que a internet também é muito útil para coisas que não são entretenimento: podemos usá-la para aprender. Como? Bom, continue lendo…
Criar a sua primeira curta metragem pode parecer ser muito desafiador. Você deve estar se perguntando, por onde começar? Quais são os equipamentos que serão necessários? O que é importante para criar um tema de qualidade e atrair a audiência?
A boa notícia é que com o passar do tempo, criar um filme está se tornando muito mais fácil que a alguns anos atrás. Desde a utilização da internet cada vez mais acessível a todos, a audiência, subscrição ao maior número de festivais de filmes possíveis, descobrir contatos, tudo isso se tornou muito mais fácil e rápido.
Além disso, aluguel ou até mesmo a compra de equipamentos profissionais se tornaram mais baratos e mais acessíveis. O importante é começar a organizar-se e colocar a mão na massa!
1- Prepare o seu equipamento e organize-se
Um bom começo é entender qual é o tema a ser abordado, os personagens que serão necessários para este filme, qual é o valor que você está disposto a gastar, quais são as possíveis facilidades e dificuldades que serão encontradas nesta produção e os equipamentos que serão necessários.
A partir desta organização você já poderá ter uma ideia de quando e como começar a filmar. Caso você ainda não possua todos os equipamentos e o seu investimento disponível não seja muito alto, uma boa ideia é alugar equipamentos ou até mesmo pedir emprestado. Realize uma busca grande de preços e busque gastar o mínimo possível em sua primeira criação, até porque sempre aparecem gastos inesperados.
2- Um bom filme é feito de arte e inspiração
Em poucas palavras, não visualize a sua criação como um negócio, mas como uma arte. Um bom filme terá conteúdo interessante repleto de criatividade e a única forma de fazê-lo é deixar a sua inspiração fluir, afinal, a história do filme não deixa de ser um reflexo da vida do criador e o reconhecimento financeiro é certo quando há originalidade e fluidez.
É importante focar no seu trabalho, mas não deixe de ter uma vida social saudável, se alimentar bem e fazer as coisas que te deixam feliz. Uma boa ideia é se envolver com pessoas com que se interessem pelo tema ou até mesmo mesmo já tenham feito ou estejam fazendo um filme, para que assim você possa falar sobre o tema e discutir sobre idéias. Escolas de filmes, por exemplo, é um excelente lugar para conhecer estas pessoas.
3- Seja você mesmo quando for vender o seu filme
Uma vez que a sua criação já estiver a ponto de inscrição em festivais ou oferecimento a empreendedores, não tente impressionar com a utilização de linguagem demasiada formal. Seja você mesmo e utilize uma linguagem educada, criativa e coloquial, que você já está habituado a usar.
Forçar uma linguagem demasiada formal poderá soar que você está desesperado e tentando impressionar. Por incrível que possa parecer, provavelmente você será notado.
O importante na venda de filmes, como de qualquer criação, não é impressionar através de formalidade, mas sim de criatividade, confiança e originalidade.